A Missa

Contextualizando a Missa

A Santa Missa é o centro da vida cristã, e como tal, se apresenta para nós pela pessoa do próprio Cristo e através de seu sacrifício, o "sacerdote verdadeiro que sempre se oferece por nós todos". Tal celebração traduz para nós, por meio de sinais sensíveis, o memorial da morte e ressurreição de Jesus, e nos auxilia no fortalecimento e expressão de nossa fé.

Os dois principais momentos da Missa são a liturgia da palavra e a liturgia eucarística. "Estas duas partes, porém, estão entre si tão estreitamente ligadas que constituem um único ato de culto. De fato, na Missa é posta a mesa, tanto da palavra de Deus como do Corpo de Cristo, mesa em que os fiéis recebem instrução e alimento." (IGMR 28). O Evangelho de Lucas nos coloca nesse cenário ao relatar o encontro de Jesus com os discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35). A partir dessa passagem, podemos entender a estrutura da Santa Missa.

Após a morte de Jesus, dois de seus discípulos caminhavam de Jerusalém para Emaús quando Jesus apareceu no caminho, sem que eles o reconhecessem. Enquanto caminhavam, Jesus lhes explicava as Escrituras. Lucas escreve que "começando por Moisés e passando por todos os Profetas, explicou-lhes, em todas as Escrituras, as passagens que se referiam a ele." É isso que ocorre na liturgia da palavra ao longo das celebrações. Quando chegam a Emaús, os discípulos convidam Jesus para ficar com eles. "Depois que se sentou à mesa com eles, tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e deu a eles." Também isso encontramos na liturgia eucarística. À luz do Evangelho, entendemos a mensagem de Jesus, que mostra a seus discípulos, e a todos nós, como celebrar.

Além desses dois momentos, toda Missa começa com os chamados Ritos Iniciais, preparando-nos para participar na ação sagrada da Liturgia. "É sua finalidade estabelecer a comunhão entre os fiéis reunidos e dispô-los para ouvirem devidamente a palavra de Deus e celebrarem dignamente a Eucaristia." (IGMR 46). Esses ritos se ligam aos Ritos Finais, realizados após a liturgia eucarística. Em um, somos convidados para estar com o Senhor, em outro, somos enviados em missão. Tal qual os discípulos de Emaús, que ao reconhecerem Jesus correram para Jerusalém para contar aos outros, é a nós confiado o anúncio do Evangelho para além da Santa Missa, no cotidiano de nossas vidas.

Portanto, na Missa vivenciamos de modo eficaz a Palavra de Deus. Ao participarmos do memorial do sacrifício de Jesus, nos colocamos em comunhão com a Igreja e com os irmãos, constituindo a unidade cristã.

Notícias

Agenda

ACESSE TAMBÉM

roomParóquia Nossa Senhora da Candelária Av. Marechal Rondon, Nº 1859, Bairro Candelária - Natal(RN) - CEP: 59064-730.ic_call(84)3615-2851/3615-2852