Notí­cias

03.04.2018 Paróquia de Candelária celebra Missa de Ordenação de dois novos padres

Com a presença maciça de fieis que lotaram as dependências da Igreja da Candelária, aconteceu na tarde/noite desta terça-feira, dia 3, a celebração de Missa Solene com o objetivo de ordenar dois novos sacerdotes. Foram ordenados os diáconos Alexandre Rossino do Nascimento Oliveira e Gilvan Bezerra da Silva.

A solenidade que, por sua finalidade se enche de relevância, ocorreu no âmbito da Paróquia de Candelária, e foi conduzida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. O evento contou com as presenças de cerca de 70 padres, além de inúmeros membros da comunidade católica de Natal. Vale destacar o comparecimento de Dom Adair, Bispo de Ubiataba (GO), e de Monsenhor Lucas Batista, uma das figuras mais queridas pela sociedade católica natalense, sem esquecer, é claro do anfitrião e pároco da Igreja da Candelária, padre Júlio César Cavalcante. Importante, também, registrar a vinda de caravanas das cidades de Nova Cruz e Santana do Matos – cidades nas quais os diáconos atuavam - que se deslocaram até Natal para prestigiar o evento.

Sobre os novos padres:

ALEXANDRE ROSSINO DO NASCIMENTO OLIVEIRA

Nasceu na cidade de Macau, no dia 18 de fevereiro do ano de 1980. É filho de Rosa Maria Nunes e Paulo Luclarian de Oliveira. Estudou o ensino fundamental no Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório na cidade de Macau, terminando o fundamental na escola estadual Luiz Gonzaga. Cursou o ensino médio na Escola Estadual Monsenhor Honório, onde ficou até o segundo ano do Magistério. No ano de 1998, ingressa ao seminário de São Pedro menor, na Avenida Mipibu, no bairro de Petrópolis, pelo Padre Orcenival Maria de Oliveira, administrador paroquial da Paróquia de São João Batista, na Cidade de Pendências para Terminar o ensino médio na escola estadual Domingos Sávio.

No ano de 2000, ingressa no seminário Maior de São Pedro da Arquidiocese de Natal, dando início aos estudos filosóficos no casarão de ouro na Avenida Campo Sales, em Natal, mas residindo no seminário de Emaús. Por motivos de saúde pediu para se ausentar do seminário em 2004. Retornou para o seminário São João Maria Vianney, na diocese de Campina Grande na Paraíba no ano de 2009, onde termina o curso de filosofia e dá início aos estudos teológicos. Em 2014 volta para o seminário de São Pedro, na arquidiocese de natal, e terminando assim o curso de teologia na FAHS (Faculdade Heitor Sales).

No período de seminário, fez trabalhos pastorais em: Campina Grande, no Bairro do Centenário, Alagoa Nova-PB, Cidade de Boa vista-PB, equipe vocacional, da Diocese de Campina Grande; Lagoa de Pedras-RN, Setor dos Leigos na Arquidiocese de Natal, junto com o padre Silvio; na cidade de Santa Maria (estágio para o diaconato) São Gonçalo do Amarante (estágio para o diaconato).

É ordenado diácono no dia 8 de setembro de 2016, na solenidade da Natividade da Bem Aventurada Virgem Maria. Passou 20 dias como diácono em São Gonçalo do Amarante, sendo, logo em seguida deslocado para a paróquia de Nova Cruz, onde fica até o dia 12 de março de 2018.

Enfim , no dia 3 de abril de 2018, é ordenado sacerdote pela imposição das mãos e oração consecratória do Arcebispo de Natal, Dom Jaime.



GILVAN BEZERRA DA SILVA

Nasceu no dia 05 de maio de 1982 na cidade de Vitória de Santo Antão/PE, sendo o filho primogênito de Enoque Bernardo da Silva e de Maria José Bezerra da Silva. Tem 03 irmãos: André, Adriano e Rosália. Recebeu o Batismo no dia 06 de junho de 1982. Aos 10 anos, depois de um período de catequese, recebeu pela primeira vez Jesus Eucarístico no dia 13 de outubro de 1992. No dia 05 de agosto de 1999 recebeu a Santa Crisma.

Após esse momento, ingressou nas atividades pastorais na sua Paróquia de origem, Matriz de Nossa Senhora de Fátima, onde participou da Pastoral da Criança, Grupo de Oração da RCC, Grupo de jovens, da fundação do Apostolado da Oração em sua Paróquia, foi catequista e ajudante das Irmãs Damas Cristãs, que na época residia no Bairro de Água Branca: Irmã Joana (In memoriam) e Irmã Felicidade.

Estudou o primeiro grau na Escola Municipal Prefeito Manoel de Holanda Cavalcanti e o segundo na Escola Estadual Professora Amélia Coelho, da mesma cidade. Desde muito cedo sentiu o chamado para o sacerdócio e, depois de um processo de discernimento, decidiu doar sua vida à Igreja. No dia 10 de fevereiro de 2006 ingressou na Associação Pública de Fiéis Filhos de Sant’Ana, tendo professado votos de pobreza, castidade e obediência no dia 8 de dezembro de 2009 na cidade de São José de Mipibu /RN. No dia seguinte de sua profissão religiosa deixou o Estado do Rio Grande do Norte e passou a residir na cidade de Fortaleza/CE. Em fevereiro de 2010 iniciou seus estudos filosóficos na Faculdade Católica de Fortaleza, conhecida como o Seminário da Prainha. No final de 2011 interrompeu seus estudos filosóficos para morar na cidade de La Paz – Bolívia. Regressando ao Brasil no ano de 2012, deu continuidade ao curso de Filosofia na Faculdade Dom Heitor Sales na cidade do Natal/RN. Em 2013, ainda cursando Filosofia, começou a estudar Teologia na mesma Faculdade. No ano seguinte, recebeu o diploma de licenciatura em Filosofia. Neste mesmo ano, depois de um discernimento vocacional, deixou a Associação Pública de Fiéis Filhos de Sant’Ana e, no dia 9 de fevereiro de 2014, ingressou no Seminário de São Pedro da Arquidiocese de Natal/RN.

Durante o período de seminarista, exerceu seus trabalhos pastorais na Paróquia de Santa Maria Mãe em Natal/RN e neste mesmo ano concluiu o Bacharelado em Teologia. No dia 06 de fevereiro de 2017 iniciou seu estágio pastoral no Setor Juventude da Arquidiocese de Natal, residindo na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus na cidade de Riachuelo e Bento Fernandes/RN. No dia 14 de março do mesmo ano acompanhou Pe. Inácio Lopes em sua transferência para as cidades de Santana do Matos e Bodó/RN.

Foi ordenado Diácono aos 07 dias do mês novembro de 2017 por sua Excelência Reverendíssima Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal, na Paróquia Santuário de Sant’Ana na cidade de Santana do Matos/RN. No período do diaconato, permaneceu na Paróquia citada, onde exerceu seu ministério, o que levou o Poder Legislativo Municipal a conferir-lhe o título honorífico de Cidadão Santanense no dia da Imaculada Conceição.

Por fim, no dia 03 de abril de 2018, na Oitava da Páscoa, é ordenado Sacerdote por Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal, na Matriz de Nossa Senhora da Candelária em Natal/RN. O Diácono Gilvan escolheu como lema para sua vivência sacerdotal: “Sei em quem acreditei - SCIO CUI CREDIDI” (2Tm 1,12).


Notícias

Agenda

ACESSE TAMBÉM

roomParóquia Nossa Senhora da Candelária Av. Marechal Rondon, Nº 1859, Bairro Candelária - Natal(RN) - CEP: 59064-730.ic_call(84)3615-2851/3615-2852