OS Sacramentos da Iniciação Cristã

Instituídos por Cristo, os sete sacramentos da igreja atingem todas as etapas importantes da vida do cristão, dando à vida de fé, origem e crescimento, cura e missão.

A iniciação  cristã se realiza pelo conjunto de três sacramentos, formando uma unidade, o Batismo, que é o início da vida nova; A confirmação(ou crisma), que é a sua consolidação e a Eucaristia , que alimenta o discípulo com o corpo e sangue de Cristo em vista de sua transformação nele .

Os demais sacramentos são classificados em Sacramentos da cura, que é o da penitência e reconciliação, ou confissão e o da Unção dos enfermos, e, finalmente, os Sacramentos que estão a serviço da comunhão e da missão dos fieis, quais sejam: a ordem e o matrimônio.

Os sacramentos formam um organismo, em que a Eucaristia ocupa um lugar único por ser "sacramento dos sacramentos".

Os sacramentos de iniciação cristã são vivenciados pela Comunidade Paroquial de Nossa Senhora da Candelária durante todo o ano, como  vemos logo abaixo:

BATISMO

É o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado,  incorporados à Igreja  e participantes de sua missão.

Este sacramento é também chamado "o banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo" (Tt 3,5), pois ele significa e realiza este nascimento a partir da água e do Espírito, sem o qual "ninguém pode entrar do Reino de Deus" (Jo 3,5). Cf. catecismo da Igreja católica, 1214.

Quem pode batizar? São ministros extraordinários do Batismo: O Bispo e o Presbítero(sacerdote). Na Igreja latina, o diácono também pode batizar.

Quem pode receber o batismo? Toda pessoa ainda não batizada, e somente ela.

No 3° domingo: ocorre a formação de Pais e Padrinhos. Acontece após a missa das 8h, no Centro Pastoral e aborda, através de palestras, os temas: Introdução aos Sacramentos; Pais e Padrinhos; Sacramento do Batismo.

* As inscrições devem ser realizadas na secretaria da paróquia nos horários de funcionamento da mesma. Acontecem com o simples preenchimento de uma ficha com dados pessoais e da vida religiosa.

* A Formação é gratuita.

* Ao final da formação é entregue um Certificado com validade nacional de 1 ano.

1° domingo do mês - acontece a celebração do Batismo, após a missa das 8h.

* Todos podem ser batizados, porém, crianças a partir de 7 anos devem ser encaminhados para catequese da 1 eucaristia.

* Para ser padrinho é necessário ser batizado, professar a fé católica, ter mais de 16 anos (solteiro) e se for casado precisa ser no religioso.

* A inscrição deve ser realizada na secretaria da paróquia conforme o funcionamento da mesma e precisa dos seguintes documentos:
-> cópia da certidão de nascimento da criança
-> endereço (se a criança residir em outro bairro precisa pedir uma autorização assinada pelo padre da paróquia desse bairro) e telefone l
-> certificado de Curso de formação dos pais e dos padrinhos.
-> taxa de 30,00

Obs1: não se admite inscrições no dia do batizado.

Obs2: batizados individuais devem ser marcados diretamente com o padre.

Obs3: é fundamental se atentar ao horário. Caso haja atraso, o batizado é adiado para próxima data disponível.

* Todos podem ser batizados, porém, crianças a partir de 7 anos devem ser encaminhados para catequese da Primeira Eucaristia.


EUCARISTIA

Primeira Eucaristia

A Santa Eucaristia conclui a iniciação Cristã. Ela é fonte e ápice de toda a vida cristã. Os demais sacramentos se ligam à sagrada eucaristia, pois a santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja: o próprio Cristo, nossa páscoa.

Na última ceia, na noite em que foi entregue, nosso Salvador instituiu o Sacrifício Eucarístico de seu Corpo e Sangue.

Pré-inscrições

As pré-inscrições para a próxima turma já estão abertas na secretaria da paróquia.A idade limite para a primeira eucaristia é de 12 anos de idade.
A catequese para a próxima turma começa em maio.
Quem tiver feito a pré-inscrição, nós vamos ligar para avisar mais perto.
 Não precisa pagar para fazer a pré-inscrição.
Depois da Primeira Eucaristia desse ano, que será dia 30 de abril,  nós vamos ligar informando aos pais que fizeram a pré-inscrição quais serão os dias da inscrição e quando a catequese começa.
O pagamento será feito apenas nesse momento, quando a inscrição for concluída.

A primeira eucaristia para a turma que inicia em maio será após a quaresma de 2018.


CRISMA ou CONFIRMAÇÃO

Turma para Adultos

Estão abertas as inscrições para a turma de adultos. A Crisma acontece no dia 25 de maio às 19h  e as aulas serão às quartas feiras das 19h30  às 20h30, a partir do dia 08 de março,  no Centro Pastoral da Matriz de Nossa Senhora de Candelária. Para essa turma, a crisma acontece em 25 de maio de 2017.

Turma regular  
Também Estão abertas as inscrições para a turma regular da Crisma.
As aulas começam 06/05/2017 e vão até o  Pentecostes de 2018, quando haverá a celebração do Sacramento. Idade mínima para realizar o sacramento é de 14 anos.

Por este sacramento, também conhecido como o "sacramento da maturidade cristã",  os fieis são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto com palavras como por obras.

Quem pode receber este sacramento ? Todo batizado ainda não confirmado.

O ministro originário da confirmação é o bispo, que unge o crismando com o crisma(óleo) consagrado. Na igreja latina, o Bispo, quando houver necessidade, pode conceder aos presbíteros a faculdade de administrar a confirmação.

Aos que se interessem, a idade mínima é 14 anos, sendo esta a única exigência, além de ter sido batizado.

A Paróquia de Nossa Senhora da Candelária adota o  modelo do catecumenato, em que a formação ocorre durante um ano, concluindo após a páscoa do próximo ano.

Crisma para 2018

As inscrições estão abertas, na secretaria da Paróquia.
Os encontros  para preparação para a crisma começam em Maio e vão até  Pentecostes do ano que vem.

Os encontros acontecem no centro pastoral, das 16h às 17h30  no 1°,  3° e 5° sábado de cada mês.

Para se crismar o jovem tem que completar 15 anos até abril de 2018.


Preparação para o Sacramento do Matrimônio

 O curso de noivos serão realizados nos dias 21/05, 06/08 e 05/11.

As inscrições são realizadas na secretaria da paróquia, valor de 40,00 por casal.

O curso tem início com a missa das 8h e  término por volta das 15h.
O certificado é entregue ao final do curso.

O curso é sempre realizado no salão paroquial.

Notícias

Agenda

ACESSE TAMBÉM

roomParóquia Nossa Senhora da Candelária Av. Marechal Rondon, Nº 1859, Bairro Candelária - Natal(RN) - CEP: 59064-730.ic_call(84)3615-2851/3615-2852